RSS Feed

Impacto ambiental da Copel no meio ambiente e a gestão ambiental.

Impacto ambiental da Copel.

A Copel vem realizando estudos e relatórios de impacto ambiental na construção de usinas hidrelétricas, e implanta diversos programas voltados à preservação do meio ambiente. Através destes programas a empresa testa, na prática, seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável do Paraná.

Sendo uma das primeiras signatárias do Pacto Global, ela deixa explicito seu compromisso socioambiental. A cada ano sai um relatório de sustentabilidade, que acompanha o balanço social, seguindo os padrões do Global Reporting Iniciative.

Os aspectos de impactos sociais e ambientais da Copel são identificados através de instrumentos e mecanismos legais tais como Eia/Rima, Projeto Básico Ambiental-PBA, Plano de controle ambiental – PAC, Relatório Ambiental Simplificado-RAS e licenciamentos ambientais.

Gestão ambiental.

A gestão ambiental corporativa da Copel está estruturada para dar respostas aos desafios de levar a Companhia e suas subsidiárias integrais ao cumprimento dos referenciais estratégicos definidos na sua missão e visão, bem como para reafirmar perante suas partes interessadas os compromissos assumidos.

Nesse contexto, a Diretoria de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial, recém criada, realiza ações pontuais, com respeito às peculiaridades de cada subsidiária, através de grupos de trabalhos matriciais, distribuídos nas esferas:

  • Institucional: para integrar processos de forma sistêmica e realizar representação institucional;
  • Legal: para direcionar processos internos proativamente, com vistas ao cumprimento da legislação ambiental;
  • de Sustentabilidade: para alinhar o tripé de sustentabilidade da Companhia, relativamente às áreas ambiental, social e econômica, a seu referencial estratégico; e
  • de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), Ciência & Tecnologia e Inovação (C&T): para direcionar processos internos da Copel à sustentabilidade, com vistas à busca de novas fontes de energias renováveis para diversificação da matriz energética e de tecnologias mitigadoras de impactos socioambientais.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: