RSS Feed

Entrevista com a COPEL (respostas adquiridas no site oficial e com funcionário da empresa)

Entrevistadoras – Os funcionários da Copel têm algum tipo de informação passada pela empresa para não agredir o meio ambiente ou simplesmente fazem seu trabalho?

Copel – A Copel promove a educação ambiental para seus empregados através de seminários. Ela possui diretrizes empresariais para tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente. Foi uma das primeiras signatárias do Pacto Global, onde deixa explícito seu compromisso socio-ambiental: abordagem preventiva aos desafios ambientais, promoção da responsabilidade ambiental e encorajamento de tecnologias que não agridam a natureza.

Entrevistadoras – A Copel possui uma área de reflorestamento para compensar os prejuízos causados no meio ambiente?

Copel – É feita toda uma pesquisa sobre isso. Há sim uma área de preservação ambiental. A Copel mantém estações ecológicas e apoia parques estaduais de proteção ambiental. Além disso, ela se compromete com a preservação da fauna e das espécies em extinção, decorrentes dos impactos ambientais.

Entrevistadoras – Quais danos a Copel já causou ao meio ambiente que são considerados irreversíveis?

Copel – Os danos são temporários. A empresa até procura melhorar as condições em que animais e plantas se encontram. A Copel tem um programa de repovoamento do lago dos reservatórios, com peixes e a soltura de milhares de alevinos.

Entrevistadoras – Qual a porcentagem de lucros obtidos é destinada à reconstrução das áreas devastadas?

Copel – Grande parte do orçamento da construção de hidrelétricas é destinada ao estudo do impacto ambiental do empreendimento, que visa diagnosticar a situação local quanto aos meios físico, biótico e sócio-econômico, avaliar os possíveis impactos negativos e positivos a serem causados e propor programas para minimizar os impactos negativos.

Entrevistadoras – As empresas estão hoje cumprindo sua obrigação quanto ao assunto preservação ambiental? Qual é o caso da Copel?

Copel – Este é um fator cada vez maior de valoração das empresas atualmente. Inclusive a bolsa de valores de SP (Bovespa) possui empresas listadas no ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), o que aumenta seu valor no mercado. A Copel desenvolve políticas visando a sua sustentabilidade.

Entrevistadoras – A Copel apoia e/ou recebe apoio de ONGs relacionadas à questões ambientais e sociais?

Copel – Não, a Copel não tem apoio de e nem apoia ONGs. Todo programa é próprio da empresa.

Entrevistadoras – Uma das primeiras iniciativas corporativas da empresa é: “adotar o conceito de economia verde”. Segundo o site oficial da Copel, “a empresa implementa diversos programas voltados à conservação do meio ambiente”. Que tipos de programas são esses? E já surtiram efeito? Como foi comprovada a sua eficiência?

Copel – Há o programa de resíduos sólidos, o programa de reciclagem de polioisolante usado nos transformadores, dos quais deram resultados, eliminando sensivelmente seu lançamento na natureza.

Entrevistadoras – Quando a Copel constrói uma usina, ela obviamente precisa evacuar a área, e muitas vezes, pessoas moram nessa região. A Copel oferece algum tipo de suporte a essas pessoas que tem de deixar suas casas?

Copel – A Copel indeniza todos que precisam se mudar e construir outra moradia em razão de qualquer projeto pertencente à empresa.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: