RSS Feed

Usina Geotérmica.

A usina geotérmica de Nesjavellir, próxima a Pingvellir, Islândia. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_geot%C3%A9rmica )

A Geotermia consiste no aproveitamento energético do calor da terra. Esta energia resulta do fluxo de calor das camadas mais profundas e da radiatividade natural das rochas.

Regra geral, em termos médios a temperatura aumenta 1ºC por cada 32 m que se avança em profundidade na crusta terrestre. Em zonas vulcânicas como é o caso dos Açores, este gradiente térmico chega a ser 5 vezes superior.

Existindo um reservatório de um elemento capaz de transportar o referido calor, como seja a água (aqüífero), através da construção de furos, poderemos ter à superfície um manancial de energia disponível ao seu aproveitamento.
Estes furos geotérmicos poderão ter profundidades que podem variar no caso de São Miguel entre os cerca de 800 m e os 2000 m.

Dependendo da temperatura do fluído geotérmico, ser superior ou inferior a 150ºC na sua origem, a sua utilização poderá contemplar a produção de energia elétrica (alta entalpia) ou o seu aproveitamento térmico para aquecimento em processos industriais ou agricultura.

No caso dos Açores, em virtude das suas características vulcânicas, os seus reservatórios geotérmicos com interesse, têm temperaturas que ultrapassam os 200ºC.
A conversão da energia contida nos fluídos geotérmicos em energia elétrica é feita por turbinas que utilizam diretamente o vapor geotérmico com as características adequadas, ou por outro sistema como seja a utilização de um fluído intermédio, que é aquecido pela fonte geotérmica (água e vapor).

Nos aproveitamentos existentes, utilizam-se os dois sistemas.

A primeira experiência na produção de energia elétrica por via geotérmica teve o seu início no ano de 1980, com a instalação da central geotérmica piloto, com uma potência instalada de 3 MW, no Pico Vermelho em São Miguel.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/energia-geotermica/energia-geotermica-4.php

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: