RSS Feed

Conclusão do trabalho

Existem vários meios de converter qualquer energia em energia elétrica. Alguns são mais limpos e sustentáveis; outros poluem e possuem maior custo. Algumas usinas capazes de gerar eletricidade são: termoelétrica, hidrelétrica, geotérmica e nuclear.

A energia termoelétrica pode ser muito atrativa quando uma região é desprovida de outros recursos que possam ser utilizados para gerar energia elétrica. Uma usina termoelétrica transforma a energia proveniente da queima de combustíveis em elétrica. O combustível, que geralmente é fóssil, quando queimado, esquenta uma caldeira de água, formando vapor, que faz movimentar as turbinas. Estas convertem a energia mecânica em elétrica. Essas usinas prejudicam o meio ambiente, já que emitem enormes quantidades de gases do efeito estufa e ainda podem trazer malefícios ao sistema respiratório de pessoas que moram próximo. Contudo, as termoelétricas são uma opção para aqueles que não usufruem de outras fontes de energia.

A energia hidrelétrica é umas das limpas que existem. A água do lago da represa é armazenada em um ponto mais alto, um reservatório, acumulando energia potencial gravitacional. Quando abertas as comportas, a água passa por um canal e segue para dutos, onde a energia potencial é transformada em cinética. Essa energia movimenta as turbinas, que por sua vez, é transformada em mecânica e transmitida ao gerador. A energia, então, vira elétrica e é conduzida às linhas de distribuição de energia, que segue às residências e estabelecimentos. Após esse processo, o rio segue seu curso normalmente. A energia é renovável, o custo da construção da usina é alto, mas é amortizado a curto período, tornando-se muito rentável. As desvantagens são que várias áreas ao redor são alagadas, a flora e a fauna que antes havia some por completo.

A energia geotérmica é obtida com o calor vindo do centro da Terra. O sistema usado é composto de canos subterrâneos e de uma “bomba de sucção de calor”, para aquecer ou arrefecer um edifício. Uma bomba de sucção de calor é a componente do sistema, a qual necessita de energia elétrica para poder funcionar. Sua função consiste em extrair energia térmica da Terra para um edifício durante o inverno e o contrário acontece durante o verão onde transfere o calor do edifico até uma zona mais fria da Terra, assim mantendo-o fresco. Para tal fato ocorrer, a energia térmica tem de ser transmitida através de um meio líquido contendo uma solução que impede a gelificação da água nos locais onde ela alcança temperaturas baixas. As desvantagens são que o custo é muito alto e a quantidade de energia convertida é pouca.

A energia nuclear é a energia gerada a partir de uma reação nuclear, em processos de transformação de núcleos atômicos. Através de um processo de fissão nuclear, é liberada uma quantidade de calor, que por sua vez, aquece uma caldeira de água. O vapor movimenta as turbinas e, então, converte-se a energia cinética em elétrica. Há alguns aspectos positivos do uso dessa energia: as reservas de energia nuclear são muito maiores que as reservas de combustíveis fósseis, as usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás e ela não contribui para o efeito estufa. Por outro lado, há muita polêmica e insegurança sobre as usinas nucleares, devido ao risco de um acidente radioativo ocorrer a qualquer instante, o que seria uma calamidade pública, e também a respeito do destino do lixo radioativo.

 

 

 

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: